Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça suas Canções!

Deixe seu Comentário:

domingo, 17 de junho de 2012

O Professor de Canto e a Fonoaudiologia


O Professor de Canto e a Fonoaudiologia

Meu trabalho como Professora de Canto Popular sempre ma traz o desafio de aprender mais, o canto oferece muitos caminhos e estes, muitos particulares, muito de cada um...
Toda a capacitação musical, a aptidão ou talento para a música e o canto não é suficiente ao professor de canto para ensinar o cantor a ser livre em suas expressões utilizando de forma saudável seu próprio instrumento musical: sua voz. Sim, a intuição pode ajudar, mas não traz consistência ao trabalho, pois, se por acaso algo é obscuro ao professor, não será para o aluno?
Esta pergunta foi feita a mim mesma, quando decidi que eu precisava de conhecimentos mais detalhados sobre a voz, que só um especialista poderia me fornecer, o fonoaudiólogo (a).
Minha parceria com a Dra. Mariete Pires nasceu desta iniciativa de ampliar a minha visão sobre o funcionamento do aparelho vocal de forma mais detalhada, para poder de alguma forma entender alguns tipos de voz, e suas propriedades.
Minha caminhada pela fisiologia da voz muito tem me acrescentado e posso afirmar que não há como trabalhar a voz de um cantor ou de alguém que estuda pelo fato de gostar de cantar, sem esses conhecimentos.
O canto popular tem crescido cada vez mais, é o canto das massas, e é um mundo de sons e estilos. Na maioria das vezes o cantor não quer abrir mão de uma voz mais pesada, ou rouca, com ruídos ou soprosa... E isto reforça em nós ainda mais a responsabilidade de extrair o melhor daquela voz, através de técnica, do exercício da musicalidade... da performance ideal...
Hoje, tenho a convicção de que meu trabalho foi bastante aperfeiçoado com o auxílio do profissional fonoaudiólogo, me sinto respaldada e tranqüila, posso enxergar o que não via antes e ajudar o meu aluno na conquista de seus objetivos.

0 comentários:

Postar um comentário