Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça suas Canções!

Deixe seu Comentário:

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O MECANISMO DA RESPIRAÇÃO

O MECANISMO DA RESPIRAÇÃO

A cada quatro ou cinco segundos, os seus pulmões aspiram ar puro contendo oxigênio, e exalam resíduos venenosos de dióxido de carbono.
Essa função respiratória, reflexiva e vital, é continua, consciente e inconsciente, esteja você em atividade, repouso ou adormecido.
É a principal motivação do organismo; sem ela, você sufocaria e morreria.
Os seus órgãos respiratórios incluem o nariz e a boca, a garganta, a traquéia, os canais inferiores (brônquios e bronquíolos) e os próprios pulmões. Os músculos envolvidos na respiração incluem os do tórax. Ele marca a divisão entre a caixa torácica e o abdômen.

Quando você inspira, esses músculos expandem os pulmões, e inalam o ar para dentro do nariz e boca, que encaminham-no para a traquéia. Quando os músculos do tórax e do diafragma relaxam, o ressalto flexível dos pulmões encolhe-os, como balões vazios que expelem o ar ao serem expirados.
Esta exalação, quando você fala ou canta, é um processo passivo não-muscular, que se baseia no volume pulmonar naturalmente contraído.

A PRODUÇÃO DO SON VOCÁl

Cada instrumento musical possui três aspectos, que associados são responsáveis pela produção de som. São eles: uma saída, ou fonte de energia; um vibrador, que determina o som e o tom; e os ressonadores, que somam as tonais.
A sua voz – apesar de todos os preconceitos que possa ter – pode ser um instrumento musical de grande valia, poder e adaptabilidade.
A sua saída é o ar exalado pelos pulmões; o seu vibrador são as cordas vocais, em sua caixa torácica ou laringe; e as suas ressonâncias são as cavidades de ar e estruturas como: garganta, boca, nariz e cavidades.
Similarmente, a vocalização é dividida em três processos essenciais. Esse é a formação, ou produção do som; a ressonância, ou amplitude harmônica do som; e a articulação – o formato, a modelagem e a saída do som vocal, em formas lingüísticas conhecidas por palavras.
Conforme você realizar os exercícios vocais, você estará trabalhando as sensações físicas da fonação, ressonância e articulação. Sinta-os como parte de você.
E acima de tudo, ouça-os! O retorno auditivo, através das suas expressões vocais, é uma parte vital do processo de vocalização. Lembre-se: é a pessoa, em um todo, que fala e canta.

AS CORDAS VOCAIS
Suas cordas vocais são duas protuberâncias brilhantes, aperoladas, situadas em ambos os lados da caixa torácica ou laringe, em seu pescoço.
Elas não podem vibrar livremente, como a corda do violino. E são, minuciosamente, descritas como dobras vocais porque se projetam, semelhantemente a uma concha, das paredes da laringe. Durante a respiração suave, elas formam dois lados compridos de um orifício triangular – a glote – por onde o ar alcança seus pulmões.
Quando você fala, os músculos do seu pescoço e os que circundam a laringe revestem as cordas vocais até que elas se movimentem para dentro, em direção ao centro da laringe, quase a tocando o ar deve, então, passar por um orifício estreito e comprido. Conforme isto se dá, o ar vibra as cordas.
Elas são acompanhadas por um segundo par de dobras, algumas vezes descritas, meio grosseiramente, como falsas cordas vocais, que se movem acima do par verdadeiro. Juntos esses dois pares de dobras formam um vaso similar ao útero.
O ventrículo da laringe – onde os sons iniciam-se mediante a pressão do ar.Para vocalizar notas de tom alto, os músculos da laringe cobrem as cordas, e alargam-se na extensa e hermeticamente. Assim, elas vibram em uma freqüência mais alta, como uma corda de guitarra soa uma nota alta quando é comprimida pela cravelha.
Se quiser aumentar a sua sonoridade, aumente a velocidade e pressione o ar que circula fora de seus pulmões.
Tente repetir a mesma sentença longa ou um poema em tons mais baixos, e a seguir em um estilo alto e dramático. Observe a rapidez com que você libera o ar no segundo caso.
A Voz, e o som produzido pelo homem, que o identifica, quanto a sua idade, sexo, tipo físico, raça, procedência, nível sócio – cultural, características de personalidade e o estado emocional .
A voz e produzida na Laringe através da vibração das Pregas Vocais, também popularmente conhecidas como Cordas Vocais. As Cordas Vocais realizam seu movimento de vibração, graças ao fluxo de (ar) que vem dos Pulmões (expiração) e a ação dos músculos da Laringe .
O som (A voz) vai se modificando nas cavidades que funcionam como Alto Falantes, Faringe, Laringe ,Cavidade Bucal, nasal e Seios da face. A estas modificações da – se o nome de Ressonância.
Não gritar ou falar durante muito tempo, Principalmente em dias de apresentações.Não se expor a mudanças de temperatura ambiental, tomando cuidado inclusive de bebida gelada.Não pigarrear ou tossir, pois este habito promove atrito entre as Cordas Vocais, engolir saliva ou tomar água sempre natural.
Evitar bebidas alcoólicas, pois estas atuam como anestésicos, melhorando a Voz aparentemente e mascarando seu abuso. O mesmo acontece com os sprays, pastilhas, e drops.
Beber sempre água em abundância, para hidratação das Cordas Vocais, principalmente em dias de apresentações em ambientes secos, ou com ar condicionado.

Ingerir suco de frutas Cítricas, pois estas auxiliam na retenção de líquidos.Em dias de pequenas irritações na garganta, devido a mudanças climáticas, fazer gargarejos suaves com água morna e um pouco de sal (dar preferencia a sal marinho) .
Não falar em ambientes com muitos ruídos, evitando competir com os outros e o extremo cansaço do Aparelho Fonador .No caso de ser alérgico, evitar exposição a poeira que contem Ácaros, Fungos e cheiros muito fortes, como perfumes, alvejantes, incenso e outros.

Não fumar, pois o fumo irrita a mucosa de todo o Aparelho Fonador, especialmente as Cordas Vocais .Cuidar da saúde como num todo, pois qualquer problema no seu corpo pode influenciar na reprodução da Voz. Evitar alimentos achocolatados e derivados do leite, doces principalmente antes do uso profissional da Voz pois estes aumentam a secreção no trato vocal .Enquanto estiver falando, ou cantando, manter a postura do corpo ereto no eixo porem relaxada, principalmente a cabeça, os ombros e região do pescoço.
Não usar as roupas apertadas, principalmente na região do pescoço e da cintura dar preferencia a tecidos mais leves e naturais.
Prestar atenção aos tipos de caçados, salto alto prejudica a postura, as solas grossas de borracha impedem o fluxo natural de suas energias e a força natural da gravidade.Realizar exercícios de aquecimento Vocal orientado pelo Fonoaudiólogo ou o professor de importação e técnica Vocal profissionais e especialista da voz .
O aquecimento deve ser feito principalmente no momento em que acontece o uso profissional da Voz
Como perceber algum problema na vozArdência, dor de garganta, perda temporária da Voz ou rouquidão são sinais de problemas das Cordas Vocais A consulta com um medico Otorrinolaringologista ou Fonoaudiólogo e necessária caso os sintomas permaneçam por mais de dez dias.

0 comentários:

Postar um comentário