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segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Classificação das Vozes no Canto Lírico:

O Baixo Superprofundo


A classificação das vozes no canto lírico é matéria em torno da qual há muita controvérsia. De forma bastante simples, poderíamos classificá-las em 4 categorias básicas: baixo, barítono, tenor, e soprano, e tudo seria muito fácil se fosse só assim.Entretanto, há na voz humana uma grande quantidade de características e especificidades a serem consideradas (o que faz com que não haja duas vozes exatamente iguais, ainda que consideradas como da mesma categoria), o timbre, a extensão, a flexibilidade, a potência de emissão, a impostação, etc., são características que tornam as quatro categorias bem mais complexas.Os compositores escrevem suas obras dentro de certos padrões, atribuindo a execução de cada parte da partitura aos instrumentos (ou naipes de instrumentos) mais adequados para interpretá-la. Os instrumentos, portanto, têm seu “papel” específico na partitura, sua área de execução mais confortável e apropriada à sua tessitura. O mesmo acontece com a parte cantada de uma partitura, cada tipo de voz é o “instrumento” mais adequado para a execução dos trechos destinados ao canto.Temos ainda que considerar que além da tessitura do instrumento (ou voz) ter que ser adequada ao tom da música, é preciso que ele permita a agilidade necessária para sua execução. Paganini, por exemplo, jamais escreveria o “Moto Perpétuo” para ser executado por um instrumento de sopro, muito menos para canto, devido à velocidade de execução da peça e à inexistência de intervalos de tempo que permitam ao executante respirar. É bem verdade que alguns artistas conseguiram a façanha de adaptar o estilo do “moto” a instrumento de sopro, como o nosso grande Altamiro Carrilho (na peça A Galope), mas creio que utilizando o recurso de gravação e estúdio. Finalmente, de acordo com as qualidades específicas necessárias para a interpretação da música, poderíamos fazer a seguinte classificação, partindo da voz mais grave para a mais aguda.

1) CATEGORIA DOS BAIXOS

- Baixo Superprofundo
- Baixo Profundo
- Baixo Cantante
- Baixo Coloratura Brilhante

2) CATEGORIA DOS BARÍTONOS

- Barítono
- Barítono Dramático
- Barítono Lírico
- Barítono Ligeiro

3) CATEGORIA DOS TENORES

- Tenor Dramático
- Tenor Lírico
- Tenor Lírico Ligeiro
- Tenor Ligeiro
- Contratenor

4) CATEGORIA DOS SOPRANOS

- Mezzo Soprano Dramático
- Mezzo Soprano Lírico
- Soprano Dramático
- Soprano Lírico
- Soprano Ligeiro
- Soprano Lírico Ligeiro (Coloratura)

Bem, para não cansar os raros leitores (muito menos os pouquíssimos ouvintes) desta página, vamos exemplificar, gradativamente, os diferentes tipos de vozes. Comecemos com o Baixo Superprofundo.O Baixo Superprofundo é o timbre mais grave masculino, com um registro raríssimo, que abarca cerca de duas oitavas abaixo da média, alcançando notas muito graves. É uma continuação do baixo profundo com um registro mais grave e mais extenso.Desconheço repertório operístico para esse tipo de voz. Geralmente os baixos superprofundos dedicam-se a interpretar canções escritas ou adaptadas para sua tessitura vocal.

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